Previsão para hoje (quinta, 28 de março)
28 ABR 2016
Postos de saúde já aplicam a vacina contra a gripe A

Os postos de saúde do Centro e de Arroio do Ouro iniciaram na segunda-feira a aplicação da vacina que previne contra a gripe A, também conhecida como H1N1, influenza A e gripe suína. Neste primeiro momento, a imunização é feita em crianças dos 6 meses aos 5 anos incompletos, gestantes, puérperas até 45 após o parto, idosos com idade a partir dos 60 anos, portadores de doenças crônicas em geral e trabalhadores na área da saúde.

A procura pelas doses da vacina está muito maior este ano, na comparação com outros anos, quando era necessário uma mobilização muito maior para atrair as pessoas que integram os grupos de risco. No entender da técnica de enfermagem Adiles Puhl, do posto de saúde de Vale Real, a mudança tem relação direta com os muitos casos de H1N1 já registrados este ano no Estado e no país. “Muito mais pessoas estavam esperando pela vacina este ano e já no primeiro dia, segunda-feira, bastante gente veio”, comenta.

Além de se manifestar antes, o vírus da gripe A está sendo mais agressivo este ano na comparação com anos anteriores. Dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde mostraram que até o dia 16 de abril já haviam sido confirmadas 230 mortes no país em decorrência do vírus. No Rio Grande do Sul, também até a metade do mês, já haviam sido 13 óbitos este ano. A campanha de vacinação que iniciou esta semana estende-se até o dia 20 de maio.

Mas neste sábado, 30 de abril, será o Dia D da vacinação contra a gripe A, quando equipes das Secretarias Municipais da Saúde de todos os municípios estarão atendendo pessoas que integram os grupos de risco. Em cada município, as Secretarias Municipais de Saúde elaboraram cronogramas com os roteiros da vacinação, tudo com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade e para atender ao maior número possível de pessoas. No município, os postos da sede e de Arroio do Ouro farão plantão das 8 às 11h30 e das 13 às 17h deste sábado.

GRUPOS DE PESSOAS QUE RECEBEM A VACINA

- Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos

- Idosos com idade a partir de 60 anos

- Mulheres grávidas

- Puérperas até 45 dias após o parto

- Portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, problemas renais, cardíacos e problemas pulmonares, obesos, imunodeficientes, entre outros)

- Profissionais de saúde

*** Mais informações podem ser buscadas nos postos de saúde de cada município.