Previsão para hoje (sexta, 29 de março)
09 JUN 2016
Produção de alimentos dentro de estufas ganha espaço

Os irmãos Leandro Zimmer, 22 anos, e Adriano Zimmer, 18 anos, ganharam um novo ânimo para tocar as atividades na propriedade agrícola que administram na companhia dos pais, Lourdes e Isidoro Zimmer, em Forqueta Baixa. A motivação veio da decisão da família de modernizar o sistema de cultivo por meio da construção de uma estufa, dentro da qual em breve iniciam a colheita da segunda safra de alface e onde em seguida serão plantadas mudas de tomate.

Conforme o irmão mais velho, Leandro, que por algum tempo trabalhou como empregado em uma propriedade próxima dedicada ao cultivo de flores, a decisão de voltar para casa foi motivada pelas novas perspectivas que o cultivo em ambiente protegido gerou. “Eu voltei disposto a continuar o trabalho aqui na lavoura”, garante o jovem. Adriano sempre trabalhou em casa e os seus planos também sinalizam para a continuidade das atividades ao lado da família.

O impulso para fazer o investimento na primeira estufa foi o programa do município, através da Secretaria Municipal da Agricultura, que subsidia uma parte da estrutura e auxilia com aterro e serviço de máquina. Há também apoio e assistência técnica do escritório da Emater/Ascar, através do técnico agrícola Osvaldo Duz. “A ideia é encher essa área com estufas”, dizem os irmãos Zimmer, mostrando para os espaços em volta, onde até o momento é feito o cultivo de alface ao ar livre. “Até o ano que vem queremos ter mais uma estufa pronta”, reforçam.