Vacinação imuniza grande parte do público-alvo

A campanha de vacinação contra a gripe teve excelente aceitação no município este ano. Tanto que grande parte das pessoas que integram o público-alvo da campanha (idosos com idade a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses até 5 anos, profissionais de saúde e mulheres que recém tiveram o bebê) procuraram o posto de saúde dentro do prazo para receber a sua dose.
Conforme a enfermeira Carem Müller e a técnica de enfermagem Adiles Puhl, que é responsável pelo setor de vacinação, já foram imunizadas 97,83% do público-alvo. “Aqui em Vale Real sempre foi bastante boa a adesão das pessoas à campanha de vacinação contra a gripe, o que se repetiu este ano”, comentam Adiles e Carem.

leia mais...

Informações de todos os pacientes agora terão cadastro on-line

Um novo programa do Ministério da Saúde torna, a partir de agora, que os dados de todos os pacientes atendidos na rede pública de saúde sejam informatizados. O Sisab, também conhecido como E-SUS, substitui o Siab e fará com que o histórico dos atendimentos de todas as pessoas esteja disponível on-line.
Para que esse novo serviço seja colocado em prática é necessária a realização de um  novo cadastro de cada paciente que é atendido nos postos de saúde. Isso será feito a partir de segunda-feira e vai demandar um pouco de tempo na hora de requisitar a consulta no balcão da unidade de saúde.
Por conta disso, é solicitado que as pessoas que aguardam atendimento tenham um pouco de paciência, caso o atendimento demore mais que o normal. “Não é por vontade nossa, mas uma determinação que veio do Mi...

leia mais...

Sala Vipp Estofados: instalada em prédio público, empresa voltou a produzir

Sala Vipp Estofados: instalada em prédio público, empresa voltou a produzir
Na tarde de quinta-feira da semana passada, o empresário Eloir Terres identificava nas caixas as empresas para as quais os produtos deveriam ser enviados. Era o primeiro lote de estofados que a Sala Vipp produziu depois do incêndio que, na manhã do dia 28 de abril, destruiu por completo a sede da empresa, no Canto Krewer. Agora, os serviços são realizados na incubadora empresarial de propriedade do município, no Morro Paris.
Além do espaço para produzir, que foi cedido pelo município, a empresa contou e ainda conta com a ajuda de muitas pessoas. Empresas da região cederam máquinas de costura, compressores e uma série de outros equipamentos necessários para retomar os serviços, até porque do prédio atingido pelo incêndio absolutamente nada pode ser salvo. “Muita ...

leia mais...

Moradora do Morro Gaúcho teve seu filho em casa

No começo da manhã de sábado, Jéssica Tomazini Jenczak, 23 anos, moradora do Morro Gaúcho I, sentiu dores muito fortes, que na verdade eram contrações. Desconfiada que pudesse ser um sinal de que seu terceiro filho iria nascer, até porque no sábado ela estava completando o nono mês de gravidez, ela e o marido, Sérgio Luiz Keller, dirigiram-se ao hospital de Feliz. Ela aguardou por atendimento no setor de urgência e emergência e após ser avaliada foi liberada e voltou para Vale Real.
Durante o trajeto até a casa dos pais de Sérgio, no Loteamento Parque Real, as dores de Jaqueline aumentaram. Quando chegaram à residência, ela percebeu que estava entrando em trabalho de parto. Naquele momento, conforme conta o marido, não havia mais como recolocar a esposa no carro e voltar para o hospital de Feliz.
Depois de acomodar Jaqueline na cama de um dos qu...

leia mais...

Alunos fazem pesquisa sobre abandono de animais

Estudantes do 2º ano da manhã da Escola Estadual de Ensino Médio Bernardo Petry, os colegas Arthur Fernando Lamb, Ana Paula Pozzobom, Carol Neuschranck e Victor Stoffels Bettiato vão pesquisar sobre abandono de animais na disciplina de Seminário Integrado. Por conta disso, eles tiveram reunião com o prefeito Édson Kaspary (Tida), na semana passada, com o objetivo de questionar se a administração municipal tem algum projeto em andamento ou previsto para prestar apoio em casos de abandono de animais.
O trabalho dos quatro estudantes tem como motivação o crescente número de animais de estimação, cachorros em especial, que são abandonados em diferentes pontos do município. A constatação dos colegas da escola estadual está de acordo com algo que é observado também na prefeitura, onde, segundo o prefeito, todas as semanas chegam denúnc...

leia mais...

Administração e Emater reunidos com moradores do Morro Gaúcho

Na noite de quinta-feira da semana passada, 21, a administração municipal e a equipe da Emater/Ascar reuniram-se com moradores do Morro Gaúcho I e II. Foi na sede social que fica ao lado do campo de futebol do Morro Gaúcho I, onde 35 moradores da região se fizeram presentes. Desta vez, a Brigada Militar também participou.
O encontro iniciou com a apresentação de uma reportagem destacando Vale Real como o município mais igualitário do Estado. Na sequência, os moradores acompanharam uma prestação de contas das principais atividades desenvolvidas pela administração municipal desde 2013. Foi por meio da apresentação de fotos de ações em todas as áreas.

leia mais...