“Quando eu estou lendo um livro, mesmo que o livro não tenha muitas figuras eu me sinto como se eu estivesse vendo a história acontecer como se fosse na vida real”, disse Gabriele Preto Benvenuti, aluno do 3º ano da Escola Felipe Jacob Klein. Ele é um dos alunos que participa do projeto que visa cultivar o hábito de ler desde a infância.
O despertar para a leitura é feito de forma natural, espontânea e tranquila para que se consolide aos poucos na vida das crianças. Todas as terças-feiras os alunos frequentam a biblioteca da escola para escolher um livro para a leitura da semana. O projeto ocorre desde o início do ano e tem por objetivo incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura.
De acordo com a Professora Suzana Nedel, responsável pelo projeto, é preciso mostrar a eles os prazeres da leitura. “A formação do leitor, hoje, precisa passar primeiro pelo despertar para o tipo de prazer que a leitura proporciona sem querer concorrer com a televisão, internet ou jogos eletrônicos. Ler permite a construção de um mundo imaginário individual”, explica.
Depois de terem seu momento de ler o livro escolhido, outros alunos também falaram sobre as sensações encontradas nas histórias. “Eu me sinto feliz, me vejo como se estivesse num lugar especial. Eu gosto muito de ler livros grandes e pequenos. Gosto de ler todos os tipos de livros”, relatou a aluna Nicolly da Roza Santana.
Ainda sobre a leitura, a Professora Suzana comenta que o prazer deve acontecer de forma espontânea, porém incentivado pela Escola. “A escola precisa assumir o seu papel de formadora, de construtora de leitores, não para explorar suas disciplinas através da leitura, pois isso acontecerá naturalmente depois, mas para abrir as portas do mundo através dela”, complementa.