Previsão para hoje (quinta, 28 de março)
14 AGO 2017
Educação financeira para um futuro melhor

Aprender a lidar com o dinheiro é fundamental para uma vida com qualidade e a sociedade de consumo exagerado impõe desafios diários. Diante disso, a Professora Carolina Müller Scola desenvolveu, em parceria com o Programa a União Faz a Vida, o projeto “Administrando bem o meu dinheiro”.

Ensinamentos e experiências acerca do tema foram repassados para a turma do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes. O Projeto desenvolvido em sala de aula tem como objetivo orientar e instruir os pequenos e suas famílias a terem uma atitude consciente perante o dinheiro. Essa consciência na hora de movimentar as receitas gera uma boa educação financeira.

Foram desenvolvidas atividades em que as crianças desenvolvem noções básicas de como ter uma relação saudável, equilibrada e responsável com as finanças. Eles identificam diferentes formas de dinheiro, analisam maneiras de adquirirem produtos e constroem um cofrinho. Isso faz com que eles tenham capacidade de identificar práticas financeiras como juros, prejuízo, débito, crédito, entre outras.

O ponto alto da aprendizagem, no entanto, foi a saída da sala de aula para um passeio que ampliou os conhecimentos dos pequenos. Eles visitaram o Mercado Piá e a Cooperativa Sicredi de Vale Real, onde tiveram orientações práticas dos desafios e escolhas que devem enfrentar no dia-a-dia.