Previsão para hoje (quinta, 28 de março)
04 SET 2017
Rede levará água do Arroio do Ouro até o Morro Gaúcho

Poço do Morro Gaúcho foi desativado após movimentos de terra causados por fortes chuvas

O abastecimento do Morro Gaúcho terá que ser feito através do bombeamento de água do poço existente no Arroio do Ouro. Para isso, serão instalados 1.300m de canos de larga espessura, adequados à elevação e a vazão necessária. A medida teve que ser tomada depois de três tentativas frustradas para perfurar um novo poço artesiano.

Depois de levantamentos realizados pelo setor de engenharia da Prefeitura e o laudo de uma empresa contratada, chegou-se a conclusão de que é possível levar a água do Arrorio do Ouro até o Morro Gaúcho. O estudo também apontou os tipos de canos que devem ser utilizados e a potência da bomba. Esses materiais foram adquiridos através de uma compra emergencial no valor de R$ 42.904,94.

Serão necessários dois tipos de canos para levar a água até em cima do morro: um nos primeiros 600 metros, mais grosso (Tubo PEAD PE 100 75 x 12,5 PN 32) e outro com espessura menor, para os 700m restantes (Tubo PEAD 63 x 8,7 PN 20), além de adaptadores e outros equipamentos. Todo o material tem 10 anos de garantia. A perfuração do solo e instalação serão feitas pela Secretaria de Obras.

O Prefeito Edson Kaspary (Tida), explica que, devido à urgência da obra, não foi feita uma licitação tradicional e sim uma compra emergencial. “A Lei autoriza que se faça uma compra emergencial, sem licitação, e como decretamos situação de emergência ainda no dia 17 de agosto, devido ao comprometimento do abastecimento de água no Morro Gaúcho, tomamos os devidos orçamentos e realizamos a compra desses materiais que irão solucionar nosso problema”, explica.

A expectativa, se o tempo colaborar, é que os trabalhos estejam concluídos em até duas semanas. “A Secretaria de Obras conhece bem toda a rede de água do município, o que ajuda na agilidade e na qualidade final dos serviços. Vale ressaltar que em nenhum momento a comunidade ficou sem abastecimento, pois mobilizamos caminhões pipas que levaram água até o reservatório”, destaca Tida.

Para relembrar

Em meados de junho deste ano movimentações de terra no local onde estava instalado o poço artesiano do Morro Gaúcho, ocasionaram fendas na região, tornando o sistema tradicional inutilizável. A causa do problema foram as intensas chuvas das semanas anteriores que fez com que o poço se deslocasse.

Como medida paliativa, a caixa d’água que supre as necessidades da localidade foi abastecida por caminhões pipa, com a colaboração do Corpo de Bombeiros Voluntários de Bom Princípio. Uma empresa foi contratada para perfurar um novo poço, porém foram feitas 3 tentativas para encontrar água no subsolo e nenhuma com sucesso.

É importante ressaltar que a principal colaboração dos moradores se dá pelo consumo consciente. O momento pede que seja evitado utilizar água para lavar carros e calçadas, economizando para usos de primeira necessidade, até que o fornecimento volte ao normal.