Ir para o conteúdo

Vale Real
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
OUT
16
16 OUT 2017
Propriedades de Vale Real estão entre as m ais rentáveis do estado

Vale Real é a segunda cidade mais rentável por hectare do Rio Grande do Sul. O município fica atrás apenas de São José dos Ausentes e na frente de Caxias do Sul, que é 3ª no ranking. Segundo estudo sobre perfil das cidades realizado pelo Sebrae, Vale Real tem uma renda média por hectare de R$ 24.560,00.

As propriedades do município são, em sua maioria, pequenas, e de agricultura familiar. Mesmo assim, o rendimento médio por hectare chega a ser de cinco a 10 vezes superior ao alcançado no total do estado, de acordo com o levantamento.

Segundo o Extensionista da Emater, Osvaldo Dulz, na agricultura de Vale Real predomina a produção de frutas com destaque para a uva, com uma produção média de 17 mil quilos por ano, por hectare. Frutas cítricas como bergamota montenegrina e laranja tem uma área produtiva de 63 hectares, o Caqui é produzido em 40 e a goiaba é encontrada em 18 hectares.

Conforme dados levantados na pesquisa do Sebrae, toda essa produção envolve cerca de 177 produtores rurais com suas famílias, que somam 675 hectares plantados e uma produção com rendimento total de R$ 16,6 milhões, em 2015.

Para o Prefeito Edson Kaspary (Tida) a posição privilegiada de Vale Real no ranking de maior rentabilidade na agricultura, mostra a força do trabalho. “Com certeza isso é resultado de um trabalho árduo e caprichoso dos agricultores do nosso município, eles colhem o fruto de seu suor de todos os dias”, enfatiza Tida.

O chefe do executivo também destaca o apoio dado para o setor primário. “Com os programas de incentivo que criamos e o apoio da Emater e do Conselho de Desenvolvimento Rural, conseguimos oferecer apoio para que os produtores tenham as condições necessárias para produzir”, comenta.

A pesquisa do Sebrae/RS traz a análise de 62 dados diferentes encontrados nas 497 cidades gaúchas. Na esfera agrícola, também há informações sobre área plantada, valor total da produção e os municípios com maior criação de gado, bubalino, ovinos e galináceos, além de outras informações.

Secretarias Vinculadas
Seta
Versão do Sistema: 3.1.6 - 03/11/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia