Previsão para hoje (sexta, 26 de abril)
17 OUT 2017
16ª edição do Seminário Regional de Artesanato é realizada em Vale Real

O município de Vale Real sediou, no último sábado, a 16ª edição do Seminário Regional de Artesanato. O evento itinerante – organizado pela Emater/RS-Ascar, pelas prefeituras e pelas associações e grupos de artesãos da região – foi realizado no pátio do Posto de Saúde. No local cerca de 200 pessoas de diversos municípios do Vale do Caí participaram de palestra com o tema “Gestão democrática de empreendimentos coletivos”, ministrada pelo sociólogo André Mombach, além de exposição e comercialização de produtos artesanais.

No mesmo local, além do Seminário, os participantes puderam prestigiar o Dia da Saúde. Na ocasião foram ofertados diversos serviços à população, como tipagem sanguínea, verificação de pressão arterial, teste de glicose e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. Durante o evento também foram ofertados os serviços de corte de cabelo, manicure, pedicure e maquiagem, além da Feira da Agricultura Familiar, ervateira com água quente e erva-mate para o chimarrão, além de brinquedos infláveis para as crianças.

A assistente técnica regional da área Social da Emater/RS-Ascar, Rafaela Sais, salienta que o evento visa a valorizar e integrar os artesãos do Vale do Caí, resgatando as raízes históricas e culturais do artesanato e transformando-o em atrativo turístico, tornando-o ainda gerador de renda e fonte de desenvolvimento. “Além de ser uma oportunidade de trocar experiências, a partir de um trabalho que teve início há mais de 15 anos e hoje se consolida como uma ação que busca estimular os participantes para que encarem o artesanato como uma verdadeira fonte de renda”, enfatiza.

A artesã Neli Schmitz que integra o Grupo de Artesãos Arte Vale, de Vale Real, destacou a oportunidade de apresentar e comercializar trabalhos em crochê, tricô, biscuit, pintura em tecidos e reciclagem de materiais, entre outros, possibilitada pelo Seminário. “O artesanato faz com que eu me sinta renovada a cada peça concluída”, comenta. “E poder ter esse momento de integração e de troca com tantas pessoas diferentes é algo que, certamente, faz bem para a saúde de cada um que encara o ofício como uma terapia capaz até de fazer esquecer os problemas”, afirma.

Neli é professora aposentada e faz questão de destacar o valor social do artesanato – o grupo Arte Vale possui quinze integrantes que se reúnem todas as semanas -, que vai muito além do aspecto financeiro. “É uma energia muito positiva, com cada um dos artesãos colocando o melhor de si naquilo que fez”, comenta, dizendo ainda não haver satisfação maior do que chegar à casa de alguma pessoa conhecida ou amiga e ver uma peça sua decorando o ambiente. “É algo que nos motiva a continuar, mesmo em um cenário de crise como este, em que investimentos como estes ficam relegados a um segundo plano”, pondera.

Além de artesãos de Vale Real também participaram integrantes de grupos dos municípios de Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, São Pedro da Serra, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Salvador do Sul e Tupandi. O apoio foi do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Entre as autoridades, estiveram presentes o prefeito de Vale Real, Edson Kaspary e o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli.

Brandoli valorizou o Seminário e o trabalho em parceria entre entidades na busca pelo reconhecimento da importância da atividade. “Para muitas famílias este lazer também pode representar um valoroso complemento de renda”, comentou. Já Kaspary destacou as ações na área e tudo aquilo que elas representam em termos de qualidade de vida a autoestima dos envolvidos. “Em um cenário de crise e de descrença como o que vivemos, devemos estar sempre ao lado de grupos como os de artesãos, que se desafiam diariamente para levar a sua arte ao maior número possível de pessoas”, afirmou.