31 OUT 2017
Vale Real tem projeto premiado na Mostratec Júnior 2017

A curiosidade de alunos sobre a origem das cores dos alimentos rendeu o primeiro lugar na categoria II da Mostratec Júnior 2017, após concorrer com outros 67 projetos.

Com o título “Corantes Naturais e a Moda Sustentável” os alunos do 6º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Jacob Klein também foram contemplados com o credenciamento para representar Vale Real na Milset Expo-Sciences, em Fortaleza, no Ceará, em maio de 2018.

Segundo o professor responsável pelo desenvolvimento da pesquisa, Johnatan Rauber, os alunos Gabriel Kaspary, Kaique Papque Soares e Laura Stoffels Spessatto formaram o trio que representou toda a turma que esteve intensamente envolvida desde a etapa municipal no preparo das suas performances para as feiras.

O estudo das cores, especialmente de suas classificações, é um dos conteúdos previstos para a disciplina de Arte do 6º ano. As atividades desenvolvidas em aula geraram interesse dos alunos em descobrir como se originam as cores nos alimentos. Foi então desenvolvido esse trabalho que, inclusive, aborda questões que envolvem o meio ambiente e sua sustentabilidade.

A pesquisa realizada identificou possibilidades do uso de descartes de cascas de alimentos no tingimento de tecidos de forma a minimizar os impactos ambientais e por consequência o uso destes materiais no mercado da moda.

Todo processo de pesquisa foi elaborado e desenvolvido com experiências e atividades expositivas, práticas, saídas de campo e palestra com a nutricionista do município Aline Petry Dalcorno que contemplou a metodologia de projetos do Programa A União Faz a Vida.

“Conhecimento, curiosidade, vontade, criatividade, disciplina e união. São estes os ingredientes que, mais do que nunca, nos envolveram nestes últimos dias e que mais uma vez mostraram sua força e resultados, e é por tudo isso que conquistamos esse prêmio”, comentou com entusiasmo o professor Johnatan Rauber.

Johnatam ainda reforçou como foi o andamento da pesquisa. “Cada passo foi planejado com carinho e atenção e feito pela pelas mãos da paixão por aquilo que se faz, quando há dedicação e vontade não importam as dúvidas, o que importa é o que vem de dentro”, destaca.

“Viajar é maravilhoso, mas mais do que isso, é viajar através do conhecimento”, complementa o professor de Arte.

O trio de alunos juntamente com o professor estarão, até maio de 2018, envolvidos no aprimoramento da pesquisa que já tem desdobramentos previstos para a continuidade do trabalho.

A Mostratec Júnior aconteceu de 23 a 26 de outubro nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Além do projeto vencedor, Vale Real esteve representado com seis trabalhos.

Todos eles foram selecionados na II Feira de Projetos e Incentivo à Pesquisa, ocorrida no dia 06 de outubro.

Os trabalhos que estiveram representando o município na MOSTRATEC JÚNIOR 2017 foram:

• A Vida dos Cogumelos – EMEI. Vale Encantado (Jardim B – Professora Veranise Feltes);
• Como Nascem as Coisas – EMEI. Vale Encantado (Jardim B – Professora Catarine Lill);
• Brincando com Hand Spiner – EMEF. Tiradentes (5º Ano – Professora Gládis Lamb);
• Educação Financeira: Vivências, Experiências e Consciência – EMEF. Felipe Jacob Klein (4º Ano – Professora Francine Muller);
• Corantes Naturais e a Moda Sustentável – EMEF. Felipe Jacob Klein (6º Ano – Professor Johnatan R. K. Rauber);
• Abandono e Maus tratos de Animais - EMEF. Felipe Jacob Klein (8º Ano – Professor Andréia Sartori).

Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022