Ir para o conteúdo

Vale Real
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
FEV
14
14 FEV 2018
Trabalho de eficiência energética gera economia para o município

Uma gestão pública eficaz, ainda mais em período de recessão da economia, passa pelo princípio da economicidade. Os processos e equipes enxutas evitam o desperdício de dinheiro público e possibilitam mais investimentos em áreas como saúde e educação. Com esse pensamento em mente a Prefeitura de Vale Real, depois de um estudo realizado pela RGE, conseguiu diminuir em 4% o custo com a iluminação pública.

A partir do trabalho de recadastramento da iluminação pública feito pela RGE, foram mapeadas todas as lâmpadas do município, realizado levantamento fotográfico e o georreferenciamento de todas as luminárias de Vale Real. Com isso foram identificados pontos onde a iluminação poderia ter maior eficiência e lâmpadas foram substituídas por outras de menor consumo.

Conforme o Prefeito em exercício Pedro Kaspary, esse trabalho está em sintonia com os princípios da gestão do município. “Desde que assumimos, realizamos muitos projetos para dar mais eficiência nos serviços, reduzindo custos para a Prefeitura, e essa análise desenvolvida pela RGE vai contribuir para isso”, informa.

Essa atualização de dados faz parte do Programa de Eficiência Energética que abrange todos os 264 municípios atendidos pela concessionária. O Programa implementado em benefício das contas públicas promove a utilização inteligente da energia elétrica e obras de eficientização dos sistemas energéticos contribuindo para a otimização do sistema elétrico, por meio do combate ao desperdício de energia.

De acordo com o gerente de serviços comerciais da Rio Grande Energia, Paulo Roberto Margarin, o programa de eficiência vem para reduzir o custo com a iluminação, reduzindo a potência sem perder a luminosidade. “A principal alteração a ser feita passa pela substituição das lâmpadas de mercúrio, sódio e mista, por lâmpadas de vapor metálico”, explica Paulo.

As informações sobre o tema foram repassadas para o Prefeito em exercício Pedro Kaspary e o Secretário de Habitação e Planejamento Urbano, Lindomar de Brito, na sexta-feira, dia 09 de fevereiro, em reunião realizada no Gabinete do Prefeito.

Seta
Versão do Sistema: 3.1.6 - 03/11/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia