Previsão para hoje (domingo, 05 de julho)

30 JUN 2020
RETROSPECTIVA - SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Pandemia: seriedade e um intenso trabalho de prevenção

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças no mundo todo. E a administração municipal de Vale Real, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social, juntamente com o gabinete de gestão da crise nomeado ainda no mês de março, desenvolve um intenso trabalho de prevenção e de orientação à comunidade.

O município colocou profissional de enfermagem à disposição de empresas, para orientar aos trabalhadores sobre as medidas de prevenção. Observação de medidas de distanciamento, uso de álcool gel e orientações com relação à necessidade de praticar hábitos de higiene sempre nortearam as ações.

Vale Real também foi pioneiro na região e um dos primeiros municípios do Rio Grande do Sul a tornar obrigatório o uso de máscara em espaços públicos. Para efetivar a medida, o município comprou e distribuiu gratuitamente uma máscara por morador, isso ainda no mês de abril, que essa prática recém começava a ser difundida pelo Estado e o país.

Ampla rede de atendimentos para a comunidade

O município oferece uma ampla rede de atendimento especializado para a comunidade. Além das equipes de enfermagem e de agentes de saúde que atuam nas unidades básicas de saúde, vários profissionais prestam atendimento à comunidade. Clínica geral, pediatria, ginecologia, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, fisioterapia, nutrição e odontologia estão entre as especialidades.

Posto maior

Com investimento de R$ 108 mil, dos quais R$ 75 mil repassados pelo Estado, o município entregou, no ano de 2019, as obras de ampliação do posto de saúde da sede. A medida resultou em mais consultórios para atendimentos à comunidade.