Previsão para hoje (terça, 16 de abril)
07 JUL 2020
RETROSPECTIVA - EDUCAÇÃO

Pandemia impõe desafios à rede de ensino
A pandemia do novo coronavírus impõe desafios diários à rede de ensino. Sem aulas presenciais desde a metade de março, os professores de todas as redes de ensino se veem diante da necessidade de inovar e criar novas formas de ensinar. Com todos em casa – professores e alunos – num primeiro momento as atividades foram impressas e os pais tiveram que retirá-las nas escolas.
Na rede municipal de ensino de Vale Real, a equipe da Secretaria da Educação, juntamente com a direção das escolas definiu as formas de manter as atividades, mesmo que à distância. Toda a equipe de professores está fazendo um esforço muito grande para manter as atividades, mas é tudo novo e as incertezas são muito grandes para todos.
Depois do primeiro momento, quando as atividades foram impressas e retiradas pelos pais nas escolas, a ferramenta WhatsApp foi incorporada ao ensino à distância. Além do envio de atividades, essa forma de comunicação permite que alunos e pais possam esclarecer dúvidas com os professores. São feitas videochamadas, grupos de Whats e mais recentemente as turmas das séries finais da Escola Felipe Jacob Klein, de Arroio do Ouro, estão tendo aula pela plataforma Google Class Room.

Duas escolas novas construídas
A atual administração investiu na construção de duas escolas novas. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes ganhou sede nova, o que representou investimento de R$ 1.019.526,87. Em Arroio do Ouro, o município investiu na construção da Escola Municipal de Educação Infantil Anjinhos de Ouro. O investimento foi de R$ 700 mil.

Incentivo à pesquisa
A Secretaria Municipal da Educação mantém convênios com a Fundação Liberato e com o programa A União Faz a Vida, do Sicredi, para desenvolvimento de projetos de pesquisa. As produções dos alunos de todos os níveis de ensino são apresentados à comunidade na Feira Municipal de Projetos e Incentivo à Pesquisa. E este evento seleciona para outras feiras, entre elas a Mostratec Júnior e a feira promovida pelo IFRS, campus Feliz.