Previsão para hoje (quinta, 25 de abril)
História
Os primeiros imigrantes alemães começaram a chegar ao Brasil em 1824, alcançando as terras de Vale Real somente 1851. Os primeiros moradores de Kronenthal, eram provenientes das terras alemãs da região do Reno, Monzefeld, Mholstein, Oldenburg e Pomerânea. A colonização valerrealense é, sobretudo de origem germânica, sendo que somente após 1875 é que chegaram os colonos provenientes da Itália. Entre os sobrenomes das primeiras famílias estavam:os Finkler, Freiberger, Stoffels, Arenhardt, Staudt, Krewer, Schneider, Puhl, Rauber, Gauer e Schmitz. Ao pisar na rampa de um navio rumo ao Brasil, os imigrantes não deixavam para trás apenas suas raízes, mas também parte de sua identidade. Rumavam para a América em busca de novos horizontes e oportunidades. Do Velho Mundo traziam suas famílias, sua honra, sua coragem e sua fé. Muitos sonhos e quase nenhum direito. De muitas promessas, restava aos imigrantes a árdua tarefa de refazer sua vida na sua nova Pátria. Em Vale Real, os traços culturais herdados dos imigrantes são perceptíveis na arquitetura, na música na dança e na culinária, fazendo de nosso município um refúgio dos costumes e tradições do passado com as inovações do presente. Os anos que seguiram o início da colonização valerrealense foram prósperos. Tendo como município mãe a cidade de Feliz, Vale Real se mostrou capaz de trilhar seus próprios caminhos, criando sua própria história nos moldes de seu rico passado. Por anseio da comunidade local e seguindo os passos de município vizinhos, em 1989 foi empossada a Comissão da Emancipação que redigiu e organizou a documentação necessária para elevar Vale Real de vila à cidade. Em 1991, foi realizada a Consulta Plebiscitária entre a população eleitoral, tendo a aprovação popular de 1388 votos a favor, num total de 2054 eleitores. Em 20 de março de 1992, por força da Lei Nº 9615, criava-se o Município de Vale Real. A vitória do SIM desfraldou um ritmo de desenvolvimento e prelúdio de uma trajetória social para o jovem Município que se desenvolveu rapidamente.
Membros da Comissão Emancipacionista: Anísio Farias, Roque Freiberger e Gilberto Freiberger
Texto: Johnatan R. K. Rauber - historiador / Foto: Acervo Prefeitura Municipal