Previsão para hoje (quarta, 15 de maio)
15 DEZ 2016
A União Faz a Vida: projetos que transformam e ensinam a cooperar

Faz oito anos que temas relacionados ao cooperativismo integram o dia a dia de alunos da rede municipal de ensino. A parceria da Secretaria Municipal da Educação com a Sicredi Pioneira com vistas a implantar o programa A União Faz a Vida trouxe formação para professores e incutiu nos estudantes conceitos e princípios da cooperação para alcançar melhores resultados.
A secretária municipal da Educação, Jaqueline Stoffels Bettiato, e o assessor da pasta, Johnatan Kempf Rauber, destacam uma série de ações e projetos desenvolvidos no município a partir desta parceria. Eles citam a formação continuada de professores, o que envolveu auxílio financeiro e estrutura pedagógica. Relacionam, ainda, os muitos eventos realizados nestes oito anos, com destaque para o 6º Fórum do programa A União Faz a Vida, realizado em 2013 e que reuniu em torno de 1.000 professores da área de atuação da Sicredi Pioneira no município. Este Fórum é realizado no começo de todos os anos letivos e para 2017 tem confirmadas as presenças dos professores e conferencistas Leandro Karnal e Clóvis de Barros Filho.
Outro destaque é a formação das cooperativas escolares – são três no município, nas escolas municipais Tiradentes e Felipe Jacob Klein e na estadual Bernardo Petry. Isto permitiu que os alunos membros participassem do curso de Cooperativismo, mais uma forma de ampliar conhecimentos e prepará-los para a vida. “Quanta autonomia desenvolvemos nestes alunos. Quanto aprendizado, tudo voltado ao comprometimento com o coletivo, à luta por uma causa”, comenta Jaqueline. “É uma formação que ensina a ouvir e a considerar a opinião de todos, promove o espírito empreendedor e a liderança positiva”, reforça Johnatan.
A parceria com o programa da Sicredi Pioneira também foi importante para implantar nas escolas da rede municipal os projetos de pesquisa, que teve seu auge este ano, com a Mostra de Pesquisa realizada no mês de setembro. “Todos os professores, antes de irem para a prática, tiveram formação para desenvolver os projetos de pesquisa com as suas turmas”, cita a secretária. O evento que apresentou os resultados das pesquisas contou também com patrocínio da Sicredi.