A passagem de um grande grupo de cavalarianos por Vale Real chamou a atenção na manhã desta segunda-feira. Houve dois momentos de concentração em frente à Prefeitura: primeiro, com uma comitiva que pernoitou junto ao CTG Porteira do Vale e, depois, com um grupo maior de cavalarianos que, desde a tarde de domingo, estava reunido na Sociedade São Pedro, em Forqueta Baixa, e também na propriedade de Miguel Egger, na mesma localidade.
Os cavalarianos são ligados à 1ª Região Tradicionalista, de Porto Alegre, à 12ª Região Tradicionalista, de Esteio, e à 21ª Região Tradicionalista, de Canguçu. Eles iniciaram a cavalgada em Caxias do Sul, onde buscaram a Chama Crioula.
Em frente à Prefeitura, o grupo foi saudado por autoridades, entre elas o prefeito Marcelo Bettega e os secretários Claudete Bonalume (Cultura e Turismo), João Colling (Fazenda) e Celso Kaspary (Administração, Planejamento e Desenvolvimento). Na ocasião, foi realizado um pequeno ato cívico.
Da Prefeitura, o grupo de cavalarianos seguiu pela rua Rio Branco, cruzou a ponte Vale Real–Bananal e, de lá, continua em direção a Feliz, de onde seguirá o trajeto pela estrada Júlio de Castilhos.