Previsão para hoje (domingo, 05 de maio)
20 OUT 2016
Deslizamentos, casa destruídas e muitas áreas alagadas

Em função da intensidade das chuvas e dos prejuízos causados por todo o município, na tarde desta segunda-feira o prefeito Édson Kaspary (Tida) decretou situação de emergência no município. Antes, ele havia percorrido áreas do centro e interior com o coordenador da Defesa Civil de Caxias do Sul, Cristiano Becker da Silva, para fazer uma avaliação da extensão dos danos causados pela chuvarada.

No começo da tarde, aconteceram os dois casos mais graves. Primeiro, um deslizamento que atingiu e destruiu a casa onde morava o casal Cristiane do Amaral e Luciano de Castro Fernandes e seus cinco filhos, todos meninos, de 14, 12, 9, 1 ano e dez meses e de cinco meses. A propriedade atingida fica ao longo da estrada que liga com o Morro Gaúcho I, a partir do Canto Krewer. Todos estavam dentro da residência e foram retirados do local com auxílio de servidores municipais e levados até a sede do Cras, onde estão morando provisoriamente.

Pouco tempo depois, por volta das 14h30, um deslizamento soterrou por completo a casa onde residiam José e Ivone Vanoni e o filho Anselmo, no Morro Gaúcho II. Da mesma forma que no caso anterior, a família não salvou nada do que estava dentro da residência, à exceção do veículo. A queda do barranco destruiu também uma construção de quase cem anos que ficava ao lado da residência onde os Vanoni moravam. Essa construção mais antiga pertencia aos pais de José. O casal e o filho de 43 anos estão morando junto com os outros dois filhos, Geovani e Alessandro, que têm casas no Centro.

Há problemas por todo município. O arroio do Ouro, que passa por Forqueta Baixa e desemboca no rio Caí, poucas vezes teve tanta água. A força das águas destruiu plantações, estradas e chegou a alagar por completo o campo do São Pedro. O rio Caí causou alagamentos em diversos pontos da rua Rio Branco, tanto no Centro quanto em Arroio do Ouro. Inclusive, um trecho da ERS 452 ficou fechado por causa do alagamento.