LEI Nº 1.570/2022, de 21 de dezembro de 2022.
ACRESCENTA O ARTIGO 21-A NA SEÇÃO V – QUE TRATA DAS ISENÇÕES NO CAPITULO I – DO IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA, DA LEI MUNICIPAL 361/99 – CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
PEDRO KASPARY, Prefeito Municipal de Vale Real, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o disposto na Lei Orgânica Municipal, FAÇO SABER que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte
LEI:
Art. 1º- Acrescenta a Artigo 21-A na Seção V que trata das Isenções no Capítulo I – Do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana com a seguinte redação:
Capitulo I – Do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana
Seção V- Das Isenções
Art. 21-A- São isentos de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana:
I- Proprietários de Loteamento com licença de operação emitida após a edição desta Lei os quais ficarão isentos do pagamento de IPTU sobre os lotes ainda não vendidos a terceiros, pelo prazo de 1 (um) ano.
§ 1º Caso o proprietário dos Loteamentos, findo o prazo de 1 (um) ano, não houver comercializado todos os lotes atingidos pela isenção, esses deverão iniciar o pagamento de IPTU para todos os lotes remanescentes.
§ 2º A isenção a que se refere este artigo terá eficácia se os prazos do cronograma de execução de obra forem cumpridos conforme aprovação final do Município no Setor de Planejamento.
§ 3º Caso haja prorrogação do prazo do cronograma, o prazo da isenção já estará sendo contabilizado no processo.
Art. 2º- Acrescenta a Artigo 60-A na Seção IV que trata das Isenções no Capítulo II – Da Taxa de Coleta de Lixo com a seguinte redação:
Capitulo II – Da taxa de Coleta de Lixo
Seção IV- Das Isenções
Art. 60-A- São isentos de pagamento de Taxa de Coleta de Lixo:
II- Proprietários de Loteamento com licença de operação emitida após a edição desta Lei os quais ficarão isentos do pagamento de Taxa de Coleta de Lixo sobre os lotes ainda não vendidos a terceiros, pelo prazo de 1 (um) ano.
§ 1º Caso o proprietário dos Loteamentos, findo o prazo de 1 (um) ano, não houver comercializado todos os lotes atingidos pela isenção, esses deverão iniciar o pagamento de Taxa de Coleta de Lixo para todos os lotes remanescentes.
§ 2º A isenção a que se refere este artigo terá eficácia se os prazos do cronograma de execução de obra forem cumpridos conforme aprovação final do Município no Setor de Planejamento.
§ 3º Caso haja prorrogação do prazo do cronograma, o prazo da isenção já estará sendo contabilizado no processo.
Art. 3º - Os demais artigos da lei 361/1999 permanecem inalterados.
Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.
Art. 5º- Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE VALE REAL, aos vinte e um dias do mês de dezembro de dois mil e vinte e dois.
PEDRO KASPARY
Prefeito Municipal
Registre-se e Publique-se.
Cláudio Schmitz
Secretário Municipal da Administração e
Fazenda
Ato | Ementa | Data |
---|---|---|
LEIS Nº 1729/2025, 17 DE JULHO DE 2025 | Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis - ITBI na transmissão de unidades habitacionais novas ou usadas pela linha de atendimento de provisão subsidiada em áreas urbanas com recursos do fundo de arrendamento residencial, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV-FAR), para destinação a famílias que tiveram a unidade habitacional destruída ou interditada definitivamente em decorrência do estado de calamidade pública ocorrido no Estado do Rio Grande do Sul. | 17/07/2025 |
DECRETOS Nº 2/2025, 13 DE JANEIRO DE 2025 | ESTABELECE O CALENDÁRIO FISCAL PARA O LANÇAMENTO E ARRECADAÇÃO DOS IMPOSTOS E TAXAS EM 2025 E CORRIGE UNIDADE DE REFERÊNCIA MUNICIPAL (URM). | 13/01/2025 |
DECRETOS Nº 67/2024, 05 DE NOVEMBRO DE 2024 | ACRESCENTA O ANEXO III AO DECRETO MUNICIPAL 064/2024 QUE REGULAMENTOU A LEI MUNICIPAL Nº 1.678/2024 QUE DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE REMISSÃO DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (IPTU) DO EXERCÍCIO DE 2024, BEM COMO A ANISTIA DOS ACRÉSCIMOS DECORRENTES, PARA AS EDIFICAÇÕES, RESIDENCIAIS OU NÃO RESIDENCIAIS, ATINGIDAS PELA CATÁSTROFE CLIMÁTICA OCORRIDA NO MUNICÍPIO DE VALE REAL NOS MESES DE ABRIL E MAIO DE 2024, COMPROVADAMENTE COM DANOS ADVINDOS DO EVENTO E DIVULGA RESULTADO DOS PEDIDOS PROTOCOLADOS. | 05/11/2024 |
DECRETOS Nº 64/2024, 23 DE OUTUBRO DE 2024 | REGULAMENTA A LEI MUNICIPAL Nº 1.678/2024 QUE DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE REMISSÃO DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (IPTU) DO EXERCÍCIO DE 2024, BEM COMO A ANISTIA DOS ACRÉSCIMOS DECORRENTES, PARA AS EDIFICAÇÕES, RESIDENCIAIS OU NÃO RESIDENCIAIS, ATINGIDAS PELA CATÁSTROFE CLIMÁTICA OCORRIDA NO MUNICÍPIO DE VALE REAL NOS MESES DE ABRIL E MAIO DE 2024, COMPROVADAMENTE COM DANOS ADVINDOS DO EVENTO E DIVULGA RESULTADO DOS PEDIDOS PROTOCOLADOS. | 23/10/2024 |
LEIS Nº 1678/2024, 21 DE AGOSTO DE 2024 | DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE REMISSÃO DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (IPTU) DO EXERCÍCIO DE 2024, BEM COMO A ANISTIA DOS ACRÉSCIMOS DECORRENTES, PARA AS EDIFICAÇÕES, RESIDENCIAIS OU NÃO RESIDENCIAIS, ATINGIDAS PELA CATÁSTROFE CLIMÁTICA OCORRIDA NO MUNICÍPIO DE VALE REAL NOS MESES DE ABRIL E MAIO DE 2024, COMPROVADAMENTE COM DANOS ADVINDOS DO EVENTO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. | 21/08/2024 |